terça-feira, 12 de maio de 2020


Agora, Licenciamento Eletrônico e Instantâneo no Seu Celular



O Licenciamento do Veículo a partir do dia 09/05/2020 passa a valer pelo sistema digital, passando a chamar CRLVe.
Você poderá ter o documento em seu celular com a mesma validade do impresso, ou imprimir e levar uma via com QR Code, facilitando em muito o processo de licenciamento e trânsito do documento.
Não tendo mais a opção de licenciar e receber pelo correio o CRLV, agora passa a ser instantâneo.
Pra isso será necessário baixar um aplicativo em seu celular, para ter a via eletrônica ou andar com o Impresso com o QR Code.
Abaixo damos um explicativo de como proceder para ter o CRLVe como também sua CNHe.

PRATICIDADE E SEGURANÇA

O app da Carteira Digital de Trânsito oferece a opção de você gerenciar seus documentos de habilitação e do veículo, direto do seu celular, com o mesmo valor legal dos documentos impressos. Além disso, traz informações valiosas: vencimento da sua CNH, aviso de recall para o seu veículo e outras comunicações essenciais.

TER A SUA CDT É SIMPLES e RÁPIDO
Acompanhe o passo a passo para obter o aplicativo e cadastrar os seus documentos
Instale o aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone;         
Cadastro de usuário
Uma vez instalado o app abra e selecione: “Entrar com gov.br”
Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”. (Tela do Gov.br)
Na próxima tela deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta, após criar a conta deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.
Baixar CRLV
Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT).
Selecionar incluir;
Pronto está disponibilizado o CRLVe em seu smartphone
Atenção! Se você já era usuário do antigo aplicativo “CNH Digital”, basta atualizá-lo que você já terá o app da CDT - Carteira Digital de Trânsito com a sua CNH disponibilizada automaticamente.

Se quiser aproveitar e baixar a CNHe
Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
Não estando habilitado, o usuário deve optar um módulo de autenticação, são eles: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).
Uma vez optado pela validação facial o usuário deverá:
Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;
Efetuar a leitura do QR Code;
Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
Ao final da validação facial, informar o número do telefone;
Pronto está disponibilizada a CNHe em seu smartphone;


É um aplicativo que agrega documentos digitais do cidadão brasileiro. Atualmente os documentos disponíveis são: CNH Digital e CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

O aplicativo funciona somente em aparelhos de telefonia móvel e tablets, que devem possuir um dos seguintes sistemas operacionais:
iOS, versão igual ou superior a 10;
Android, versão igual ou superior a 4.0.3.

Toda e qualquer pessoa brasileira ou estrangeira, que possua ou venha a possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
Sim. Os documentos da Carteira Digital de Trânsito possuem um QR Code que garante sua autenticidade, e uma assinatura digital (P7S) que dá validade jurídica ao documento.

As vantagens são:
Maior praticidade: o usuário vai ter a Carteira Digital de Trânsito no aparelho celular que já utiliza no dia a dia, com a mesma fé pública do documento em papel.
Maior segurança: a Carteira Digital traz dados criptografados e assinados digitalmente que asseguram a autenticidade do documento, evitando fraudes e falsificações.
Mais utilidade: o aplicativo permite criar PDF exportável dos documentos (CNH e CRLV), que juntamente com a assinatura gerada tem o mesmo valor jurídico das versões impressas. Essa identificação poderá ser utilizada por outros serviços de governo eletrônico ou mesmo em situações privadas que exijam a identificação do portador.
Mais economia: o cidadão poderá economizar com impressões, autenticação e digitalização de cópias ao encaminhar o PDF para órgãos públicos e empresas que já possuam processo eletrônico.

Sim. Será necessária conexão com a Internet somente na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.

A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita por ser documento oficial, conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017. E a Resolução nº 720, de 07 de Dezembro de 2017 que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico. Caso o agente se recuse a aceitar, é possível registrar ocorrência no Órgão de Trânsito em que o agente trabalha ou no próprio Denatran e/ou ouvidorias.

A CNH Digital e o CRLV Digital são opcionais, para quem tiver interesse em ter os documentos no aparelho celular ou tablet.


Confira outros artigos em nosso blog, assim poderá saber mais sobre Legislação de Trânsito, Documentação do Veículo, Recurso de Multas/CNH e outros temas importantes. Caso tenha alguma dúvida ou queira conhecer nossos serviços, estamos à disposição.

Joao Villar
Tel/Whats: 11 3051 5531