quarta-feira, 24 de junho de 2020

Câmara Deputados aprova texto-base de projeto que aumenta validade da CNH e Pontuação.


Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 2 , o projeto de lei 3267/19 que altera vários pontos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vinculando a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração e aumentando a validade da Carteira Nacional de Habilitação para dez anos . Agora o projeto segue para o Senado.

O texto foi aprovado e prevê validade de dez anos da CNH para condutores com até 50 anos de idade.

Para Motoristas com idade igual ou superior a 50 anos, a renovação deves ser feita a cada cinco anos.

Para os motoristas com 70 anos de idade ou mais a renovação deve ser feita a cada três anos,
Motoristas que exercem atividade remunerada em veículo (motoristas de ônibus, caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo, por exemplo) devem renovar a CNH a cada cinco anos.
O projeto também aumenta os limites de pontuação na carteira de motorista antes da suspensão.
Agora, são 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima, 30 para quem possuir uma gravíssima, e 20 para quem tiver duas ou mais infrações do tipo gravíssima.
Atualmente, a suspensão da CNH ocorre quando o condutor atinge de 20 ou mais pontos dentro de 12 meses ou por infrações gravíssimas, como pilotar moto sem capacete, moto com farol apagado e dirigir alcoolizado entre outras.
No caso de Motoristas Profissionais, poderão atingir o limite de 40 pontos, independente da natureza das infrações cometida.


Confira outros artigos em nosso blog, assim poderá saber mais sobre Legislação de Trânsito, Documentação do Veículo, Recurso de Multas/CNH e outros temas importantes. Caso tenha alguma dúvida ou queira conhecer nossos serviços, estamos à disposição.
Joao Villar
Tel/Whats: 11 3051 5531