quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Comprou um veículo? É necessário regularizar os documentos

 

Comprou um veículo? É necessário regularizar os documentos, registrar e pagar todos os impostos para ficar em dia com as autoridades. Além disso, seguir todos os trâmites para regularizar a situação do veículo significa ter menos dores de cabeça no futuro.

Como registrar seu  novo veículo no Detran.

Resolva a documentação de seu novo veículo.

Abaixo, você vai conhecer cinco cuidados para regularizar a documentação de veículos. Verifique!

1. Consulte o DETRAN

Caso seja do seu interesse adquirir um veículo, consulte as bases de dados dos Departamentos de Trânsito (DETRAN) respectivo ao estado que o carro foi emplacado. As informações são públicas e, por meio delas, pessoalmente ou pela Internet, é possível verificar pendências relacionadas a multas, a falta de pagamento de documentos como IPVA e licenciamentos, bem como pendências judiciais. Para ter os documentos em dia, nem o veículo nem o condutor podem apresentar pendências.

2. Verifique os prazos

Quando você adquire um veículo, é obrigatório realizar a mudança da titularidade do documento dentro de 30 dias a partir da data de assinatura do recibo de venda no Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou da Autorização de Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) e levar para a realização de uma vistoria em empresa credenciada pelo Detran.

Caso a transferência não seja efetivada, o novo proprietário estará sujeito à multa e pontos na CNH (4).

3. Confira o número do chassi

Ao ter o documento do carro em mãos, observe se o número do chassi do automóvel coincide com os números registrados na documentação. Assim, é um começo de identificação que o veículo não sofreu nenhum tipo de adulteração ou sinistro.

Para registro da transferência junto ao Detran, será necessário e obrigatório realizar um Laudo Veicular (Laudo ECV) em empresas especializadas em vistorias automotivas, importante ressaltar que a vistoria que deve ser feita, seja feita por empresa de confiança do comprador, suspeite de laudo já prontos. Tem como verificar a veracidade do laudo, tanto com o Detran e ou com a empresa que fez o laudo, verifique!

4. Faça duas cópias do CRV/ATPV

Ao realizar o procedimento de compra ou de venda, tanto o vendedor quanto o comprador precisam assinar e autenticar o CRV/ATPV em cartório, para efetivar a transferência da propriedade do veículo.

Ao realizar a autenticação do documento, fique com uma cópia do CRV/ATPV e faça outra para o vendedor, para aumentar a segurança da negociação. O cartório que deve realizar a comunicação da venda para o DETRAN dentro dos 30 dias necessários para efetivar a transferência.

5. Se preferir, contrate um despachante.

Todos os procedimentos relacionados à documentação de veículos podem ser realizados por conta própria. Porém, se você tem a possibilidade, procure um despachante, ele poderá orientar nas consultas e nos documentos necessários, como também orientar nos pagamentos das taxas e débitos e fará todos os trâmites para regularizar a propriedade e os documentos do automóvel.

 Continua com dúvidas?


Estamos a disposição em ajudá-lo da melhor forma que pudermos.

E-mail contato@edocumento.com.br

Telefone 11 3051/5531 / WhatsApp 11 98955-0000

Site www.edocumento.com.br

Endereço:  Avenida Nove de Julho, 5593 - 2º andar sala 24.

Nosso Site: https://despachanteedocumento.negocio.site/

Nosso Endereço: https://goo.gl/maps/7mx5dDVoR3bjTLAt7


3 comentários:

  1. sempre solicitamos ao despachante edocumento, as consultas de débitos e restriçoes dos veículos que estamos adquirindo, assim evitamos sustos e dor de cabeça. muito importante fazer as consultas Detran e órgãos de multas

    ResponderExcluir
  2. informação bastante esclarecedora, porque muita gente não se preocupa em fazer a transferência no Detran e depois acaba tento problemas e ate o veículo apreendido, importante estar em dia com seus documento no Detran.

    ResponderExcluir
  3. muito boa a matéria Detran, parabens

    ResponderExcluir